quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Presença de Deus em Nossas Vidas


“E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.
Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra.
Faze para ti uma arca...” 
Gênesis 6:7-14

Na carta de Mateus 24:37:39 e no texto citada acima, nós vemos um povo que vivia de forma carnal, guiados por desejos desenfreados, fazendo o que era mal perante o Senhor e adorando aos deuses dos pagãos. Profetas que criam e temiam o Senhor alertavam o povo,mas satanás triunfou sobre aquelas vidas, fazendo os homens não temerem as consequências de uma vida cheia de erros e desobediências a Palavra de Deus.
Não quero expor aqui quais são esses erros, pois mesmo aquele que não tem contato com a Palavra sabe o que é certo e errado, mas quero trazer aqui lições que nos ensinam o porquê não devo continuar nessa vida de erros, pecados, ilusão achando que não prejudico ninguém e usando isso como justificativa para permanecer no erro.
No meio daquele caos o Senhor olha para terra e encontra Noé ( esse nome significa “descanso”). Talvez Noé tenha clamado a Deus em meio a confusão e o Senhor atende ao clamor de Noé.
 “O SENHOR olha desde os céus e está vendo a todos os filhos dos homens.Do lugar da sua habitação contempla todos os moradores da terra.Salmos 33:13-14
“Os olhos do SENHOR estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.A face do SENHOR está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles. Os justos clamam, e o SENHOR os ouve, e os livra de todas as suas angústias. Perto está o SENHOR dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.Muitas são as aflições do justo, mas o SENHOR o livra de todas.” Salmos 34:15-19
A resposta de Deus ao clamor feito por Noé é a destruição do povo e a ordem para que fosse construída uma arca. Nem sempre a resposta de Deus é o que esperamos, talvez Noé queria apenas se livrar e não a resolução para sua angustia.Mas Deus ordena e espera atitude da parte de Noé.

Como estabelecer a Arca do Senhor em nossas vidas?

Não estabelecemos por sentimentos, por conhecimento humano, por desejo próprio e sim pela vontade do Senhor priorizado em nossos corações onde o altar para o Senhor é edificado através da Palavra e adoração ao Senhor.

A Arca em nossas vidas

Lugar de Serviço e Intimidade

“A intimidade do Senhor é para os que O temem, aos quais Ele dará a conhecer a Sua Aliança” Salmo 25:14
Noé era um homem que conhecia a Deus, talvez ele tenha sido alvo de chacota por não participar da roda dos pecadores e em meio essa confusão Deus ordena o Serviço. Quantos de nós questionamos quando recebemos uma tarefa? “ Construir a arca onde nunca choveu, onde não há...” , “ Nunca construi nada, não sou carpinteiro, arquiteto...”
Estabelecemos a presença de Deus em nossas vidas quando cremos no respaldo do Senhor no serviço de nossas mãos mesmo quando acreditamos que não somos capacitados o Senhor capacita aquele que se lança na obra proporcionando o privilégio de vivermos experiências que nos trazem intimidade com Deus.
Cristão é mais do que um simples servo, quando andamos com Deus por meio da Palavra, nós encontramos o que precisamos saber e fazer. Como amigos de Deus, Ele nos apresenta os planos para nós e nossa família, “Eu sei os pensamentos que tenho acerca de vós, diz Jeová, pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar um futuro e uma expectação. Invocar-me-eis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Eu serei achado de vós...” Jeremias 29:11-14
Deus é quem nos proporciona e nos dá a direção que devemos seguir. Hoje a direção de Deus é “ Construa a Arca”.
Em meio ao deserto, sem águas...para que construir algo onde ninguém aproveita?
Quantos zombam daquele que leva a preciosa semente mesmo em terra seca?
Para trazer a presença de Deus em nossas vidas e em terra seca é necessário fazer o que e como Deus manda!
“Se ouvires atentamente a voz de Jeová teu Deus, cuidando de cumprir todos os mandamentos que eu hoje te ordeno, Jeová teu Deus exaltará acima de todas as nações da terra.” Deuteronômio 28:1  “Assim fez Noé, conforme a tudo o que Deus lhe ordenara” Genesis 6:22
Qual tem sido o serviço e sua obediência prestada ao Senhor?

Lugar de Refugio e Provisão

“Deus é para nós refúgio e fortaleza, Auxílio encontrado sem falta em tribulações.Portanto não temeremos, ainda que se mude a terra, Ainda que se abalem os montes nos seios dos mares; Ainda que bramem e se perturbem as suas águas, Ainda que se estremeçam os montes combatidos por elas. Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, Lugar santo dos tabernáculos do Altíssimo. Deus está no meio dela, jamais será abalada; Deus a auxiliará ao romper da alva.” Salmos 46:1-5

Quando estabelecemos a Arca de Deus em nossas vida o Senhor sempre prepara as ferramentas necessárias para o serviço, mesmo enfrentando zombaria e adversidades, no Senhor encontramos paz e a certeza do Seu agir em nossas vidas.


Lugar de Obediência e Aliança

“Fazei tudo conforme Ele vos ordenar” João 2:5 (passagem referente ao milagre de transformar água em vinho)
“Queremos vinho e você manda buscar águas?”, “ Eu acho que não é assim...”
Jesus ordenou? Então faça!
Naquela festa não houve questionamento, trouxeram água. O vinho novo vem quando cumprimos a vontade do Senhor!
Nossa vida fica diferente não quando “sentimos” e sim quando a ordem de Deus prevalece sobre nossos sentimentos.
Não questione o tempo de Deus!
Nóe construiu a arca em cem (100) anos e ainda ficou mais sete (7) dias dentro da arca com sua família até que viesse o dilúvio (Gen 7:4-5). Como tem sido o seu tempo com Deus?
Esperando o dilúvio e ai sim correr para arca e ser pego de surpresa?
Aquele que busca sempre a presença de Deus e está na arca continuamente mesmo antes da luta não é surpreendido mesmo antes da luta! Pois sempre estará preparado para viver mesmo em meio as lutas “Não digo isto por causa da necessidade: pois eu da minha parte tenho aprendido a contentar-me com as circunstâncias em que me acho.Sei ainda viver na penúria, e sei também viver na abundância; em tudo e em todas as coisas sei o que é ter fartura e ter fome, ter abundância e padecer necessidade.Tudo posso naquele que me fortalece.” Filipenses 4:11-13
Mesmo depois de cessar a chuva, Noé e sua família aguardaram na arca até que recebessem a direção de Deus! Depois que aparentemente a luta cessa nós já nos esquecemos das ordem e tomamos a iniciativa errada de sair da arca e dizemos que as lutas sobrevieram novamente porque “Deus assim quis”, devemos nos guiar pelo Espírito Santos de Deus e esperar o sinal para descer a terra preparada por Deus.
Noé desceu sobre o monte Ararate que significa Terra Sagrada.O monte Ararate é a mais alta montanha da Turquia.
 Aquele que faz tudo conforme Deus manda, repousa sobre os lugares altos designados pelo Senhor!
Para estabelecer a Arca de Deus em nossas vidas devemos dedicar ao Senhor uma vida de trabalho, intimidade, busca, refugio e confiança em Deus. Sejamos sempre fiéis a Aliança que Deus fez conosco, aliança firmada na cruz do Calvário e que prevalece através da ressurreição de Cristo Jesus em nossas vidas!

Sejamos sempre guiados e direcionados pelo Vento do Espírito de Deus.


Nenhum comentário: